banner

Image Map

O que é Relações Públicas?

Olá meninas, tudo bem?
Hoje vim compartilhar com vocês um pouco sobre o meu curso. 
Desde quando comecei a buscar que curso eu faria na faculdade eu sabia que seria relacionado com a área de comunicação. Do primeiro até o último ano do ensino médio eu mudei diversas vezes de curso, pensei em um primeiro momento fazer jornalismo, depois publicidade e rádio e tv. Quando me dei conta já havia terminado o ensino médio e eu não tinha certeza de qual profissão queria seguir, não me sentia completamente satisfeita em nenhuma delas. Até que um certo dia pesquisando na internet, encontrei um site que falava da profissão de Relações Públicas, cada vez que me aprofundava mais eu achava que aquela profissão tinha sido feita para mim! Finalmente estava completamente satisfeita. Ufa, que alívio que me deu! 
Nos acréscimos do segundo tempo, eu encontrei a faculdade, fiz a prova, fui aprovada e comecei a cursar em março desse ano!
A área de Relações Públicas não costuma ser muito divulgada e conhecida, sempre que falo o meu curso para as pessoas costumo ouvir uma resposta do gênero: "Mas o que faz Relações Públicas?", por esse motivo decidi hoje compartilhar um pouquinho dessa profissão com vocês e quem sabe evitar que mais pessoas passem por meses e anos de angústia sem achar o curso ideal,  como eu haha...
O profissional de RP é um gestor de relacionamento, ele é o responsável por se relacionar com os públicos que estão ligados à organização. Ele constrói, promove e preserva a boa imagem de empresas, instituições ou pessoas. 

Essa área abrange uma grande variedade de funções, como: gerenciamento de crises, mapeamento dos públicos, assessoria de imprensa, planejamento e organização de eventos, propaganda institucional, pesquisas de opinião e de mercado, planejamento estratégico, comunicação integrada, lobby, redação de discursos,  publicações institucionais, entre outros.

A profissão de Relações Públicas é regulamentada pela Lei 5.377/67, e para exercê-la é obrigatório o bacharelado em Relações Públicas e o registro no Conselho Regional de Relações Públicas – Conrerp.

Para entender melhor assista o vídeo abaixo:

Vocês já conheciam essa profissão? O que acharam do post?
Espero que tenham gostado.

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Oh saudade que me deu agora! Fiz um ano de RP antes dd vim visitar os EUA e squi estou a mais de 14 anos!
    Quero fazer e terminar! Na area de propaganda.
    Otimo! Maravilhoso. Amei o artigo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Que legal!!
      Termina sim, é uma área incrível.
      Fico feliz em saber que você gostou <3

      Excluir
  2. Nossa, ia fazer exatamente essa pergunta. Uma profissão que não é muito falada, mas q tem grande importância para as empresas. Parabéns pela faculdade e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente e apesar de ser tão importante, ainda tem muitas empresas que não reconhecem a necessidade de um RP, muitas vezes por não saber qual é a real função deles, e acabam substituindo o nosso lugar por pessoas de outras áreas, como jornalismo e publicidade e propaganda.
      Muito obrigada Nique !

      Excluir
  3. Eu sabia mais ou menos. rsrs
    Parabéns pela escolha Mari.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sim eu conhecia, mas sempre achei uma das áreas mais difíceis da comunicação e também uma das mais importantes.
    Parabéns pela escolha !!!
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma das áreas mais difíceis, porque um RP é um profissional generalista, ele tem uma leitura mais ampla do cenário da comunicação!
      Obrigada!

      Excluir
  5. Aiiiii que legal, tenho algumas amigas e amigos que cursam e amam!!

    Acho uma faculdade muito massa!!

    Muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante eu nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de faculdade, mas gostei, ta ai eu estou no 3 ano e não sei que faculdade cursar, não sei se faço Engenharia Civil - tenho medo de passar e não conseguir acompanhar os cálculos, ou arquitetura tenho medo de não conseguir fazer os desenhos de não ter criatividade, fico feliz por você ter achado o que você realmente queria, trabalhar com uma coisa que a gente gosta deixa de ser trabalho.


    wwww.nadaover.com

    ResponderExcluir

Leiam o post inteiro, pois ele foi escrito com muito carinho para vocês! Se gostarem comentem e curtam o post.
Obrigado pela visita e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...